segunda-feira, 25 de março de 2013

Batons contém chumbo, causam câncer!

Essa corrente tem ao menos 3 anos, mas está circulando novamente pelas redes sociais:




MULHERES ... Atenção!
Postado por Dra. Claudia Pirisi, oncologista.

homens:
Não se esqueça de passar esta mensagem para suas esposas, namoradas, amigos ou colegas.


Mulheres: Lip Care para usar!

Dra. Elizabeth Ayoub biomolecular, e médico é emitido um alerta para batons contendo chumbo, que é uma substância cancerígena.
Recentemente, a marca "Red Earth" diminuiu os preços de R $ 67,00 para R $ 9,90!
Por quê? Porque continha chumbo.
As marcas que contêm chumbo são:
MARY KAY
CLINIQUE
Estée Lauder
SHISEIDO
Red Earth (Lip Gloss)
CHANEL (Lip Conditioner)
MARK AMERICA
MOTIVOS
BATOM
A V O N
Quanto maior o teor de chumbo, maior é o risco de provocar cancer. Depois de fazer um teste em batons, lábio foi observado no nível mais alto de chumbo AVON. Cuidados para os batons que supostamente têm maior fixação. Se o seu batom é fixa, mas é devido a níveis elevados de chumbo.
Faça o teste:
1. Ponha um pouco de batom em sua mão;
2. Com um anel de ouro nesta batom passá-lo;
3. Se as mudanças batom de cor para preto, então você sabe que contém chumbo.
Por favor, envie esta informação para todos os seus amigos. COMPARTILHAR!


Para começar, a foto acima é de uma boca com herpes e não tumores. É só usar a busca de imagens semelhantes do google para confirmar.

Agora, quanto ao chumbo, é verdade que vários batons vendidos comercialmente o contém. A FDA (Food and Drug Administration, a ANVISA dos EUA) fez um estudo sobre a quantidade desse elemento nos batons vendidos nos EUA e constatou que nenhum deles contém o suficiente para causar mal a saúde das pessoas (o texto original é em Inglês, aqui tem uma versão traduzida para Português pelo Google Translate). O batom com a maior quantidade da substância continha 7.16 ppm (partes por milhão). Para comparar, a ANVISA estabelece que cosméticos não podem ter mais do que 20 ppm de chumbo.

Acabou? Não, porque o estudo da FDA foi contestado pela Campanha por Cosméticos seguros  dos EUA (também em inglês, versão em Português). Os proponentes da campanha querem que o governo americano estabeleça o mesmo limite usado para doces, de 0.1 ppm, com o argumento de que o batom é ingerido por algumas pessoas em situações normais de uso. A FDA por sua vez contesta que a quantidade ingerida é mínima e que nós ingerimos muito mais chumbo na nossa alimentação diária.

E aí, pode ou não pode usar batom? Na verdade, não existem estudos conclusivos sobre o assunto. O que se sabe é que uma concentração de 10µg/dl (100 ppm) no sangue de adultos é preocupante. Fazendo um cáculo grosseiro, você teria que ingerir aproximadamente 15 kilos de batom com maior concentração para antigir esse limite. Levando em consideração os limites estabelecidos pela ANVISA, aparentemente não há problemas no uso desses batons.



Nenhum comentário:

Postar um comentário