quarta-feira, 13 de março de 2013

Guaraná Kuat causa câncer?

Essa corrente é bem antiga: recebi-a pela primeira vez em 2002! Os textos possuem algumas variações (Fanta Uva no lugar de Guaraná Kuat), mas uma bem comum é essa:


Utilidade Pública
POR FAVOR DIVULGUEM.
ALERTA GERAL... ATENÇÃO GUARANÁ KUAT da Coca-Cola
A propaganda parou... Por que???????
Reparem... a propaganda quase não se vê mais na mídia... Por que será???
Estamos repassando o e-mail abaixo para conhecimento e prevenção,principalmente para aqueles que bebem este Refrigerante:
guaraná 'KUAT'. Este e-mail está sendo repassado dentro do Hospital que trabalha uma pessoa amiga.
Fato já está confirmado: Vinte e três pessoas já passaram pelo Hospital das Clinicas com um mesmo sintoma: falta de atividade renal e o aparecimento de tumores no reto. Todos os internados relataram o
começo das dores e a conseqüente internação após ingerirem altas doses do Guaraná 'Kuat'. Pesquisas realizadas pelo renomado Instituto Fleury, apontaram grande quantidade de Fenofinol, almeido e Voliteral, substâncias tóxicas e que causam, respectivamente, a má atividade dos
rins e câncer.
Segundo Dr. Paulo José Teixeira, formado pela USP e Especialista em Toxicologia, as pessoas não devem ingerir mais o citado refrigerante.
A Direção da Coca-Cola já assumiu sua culpa e prometeu indenizar os pacientes e todos aqueles que venham a se contaminar com o Guaraná..
Pelo amor de 'DEUS' Passem esta mensagem para frente. Pelo sim e pelo não, vamos tentar remediar enquanto há tempo. Lembre-se: Divulgar a todos de sua família, é a consciência de cada um que deve decidir, mas a nossa deve estar tranquila.'
Jailson Alves da Silva
Engenheiro de Segurança do trabalho
CREA: 43.346/D


O autor tenta dar credibilidade ao e-mail ao:

  1. Dizer que a mensagem está sendo repassada dentro do Hospital que uma amiga trabalha (Que hospital é esse?).
  2. Citar nomes de substâncias aleatórias, que não existem.
  3. Citar um especialista em Toxologia "formado pela USP", Dr. Paulo José Teixeira (Encontrei esse farmacêutico formado pela UNISANTOS, que é Ph.D em Toxologia)
  4. Dizer que a Coca-Cola já admitiu o problema e prometeu indenizar seus clientes. Só que não achei nada. O melhor que eu consegui foi o site da Coca que fala sobre vários boatos e mitos relacionados ao consumo de refrigerantes.
  5. Assinar o texto com o nome de um engenheiro de segurança de trabalho, inclusive colocando um CREA, que parece também não existir.
Enfim, não há nada de crível aqui. Você pode argumentar que refrigerantes geram outros malefícios ao corpo, mas ao menos no que se refere a essa corrente, nada é verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário