terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Bebeu e dirigiu? Beba vinagre antes da blitz!

Em primeiro lugar, SE FOR DIRIGIR NÃO BEBA!

Agora podemos analisar essa corrente, que é mais um incentivo estúpido para as pessoas continuarem bebendo e dirigindo:

Adeus Bafômetro! 

NÃO DEMOROU QUASE NADA PARA INVENTAREM A TRETA! BRASILEIRO NÃO TEM JEITO MESMO... 

O bafômetro não mede o nível de álcool e sim, a presença de cetona, que é o efeito da queima de gordura. 
Como o álcool diminui o açúcar no sangue, o corpo passa a queimar gordura e, como conseqüência, o hálito começa a apresentar corpos cetônicos. 

OBS: Pessoas em dieta de Atkins, ou em jejum, também apresentam corpos cetônicos no hálito, em virtude da ausência de carboidratos causada pela dieta. Como consequência dessa falta, o organismo queimará gordura. 

Mas a mutreta do bafo é a seguinte: leve sempre no carro um vidrinho de vinagre e a qualquer sinal de blitz, tome um gole, porque o ácido acético (denominação química do vinagre) reage com a cetona, dando como resultado o acetato, que é indetectável no bafômetro. 

Ricardo - Engenheiro Químico e CACHACEIRO 
(da fábrica de Vinagre de Lucélia - SP)



Primeiro, a questão da cetona. A informação de que a queima de gordura produz cetona é correta, mas medir a quantidade de cetona seria um método grosseiro de estimar a quantidade de álcool no sangue. Por exemplo, pessoas com diabetes não passariam pelo teste do bafômetro, pois a baixa de insulina faz o diabético queimar gordura para obter energia.

Segundo, o bafômetro é realmente sensível ao álcool. Como explicado aqui, existe uma relação direta entre a quantidade de álcool no sangue e no ar expirado. O bafômetro reage com esse álcool para medir a concentração no sangue.

Por último, o vinagre. Como mostrado aqui, o vinagre (ácido acético) é um dos produtos da reação do álcool com a química do bafômetro, logo ingerir o vinagre não trará nenhum benefício.

Conclusão, SE FOR DIRIGIR NÃO BEBA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário