segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Usina de Belo Monte é a Gota D'Agua?

Confesso que eu nem lembrava que a usina de Belo Monte existia quando em Novembro de 2011 eu cliquei neste vídeo:


A minha reação ao ver o vídeo:

  1. Tem uma usina que vai ser construída.
  2. Tem uma discussão ocorrendo sobre os prós e contras dela.
  3. Mas que monte de BESTEIRA que foi dito por atores da Globo!
Acho que a frase mais estúpida é dita por Letícia Sabatela: "[hidrelética] só seria energia limpa se fosse no deserto"

O vídeo com os atores tem todas as características básicas de uma corrente: o tema é um assunto real, os fatos são distorcidos para gerar indignação, que por sua vez gera repercursão e é bem fácil de propagar. O ingrediente a mais é usar a imagem de pessoas reconhecíveis pelo público da corrente, o que aumenta o fator indignação e por consequência a sua propagação.

Esse assunto rendeu na época, virou até reportagem de capa da veja e foi a primeira corrente que eu realmente fiquei com vontade de descobrir a verdade sobre os fatos. E não foi difícil encontrar este vídeo, que foi compartilhado por um amigo:


Este vídeo não possui o mesmo "charme" de um super bem produzido, cheio de atores famosos, mas ele tem algo bem melhor: números. Números esses que podem ser checados e discutidos objetivamente.

Existe uma discussão enorme sobre Belo Monte, com muitos argumentos contra e a favor verdadeiros, mas o que esse vídeo tentou fazer foi jogar essa discussão no lixo e dividir as pessoas entre as que são a favor da natureza e as que são a favor do capitalismo selvagem.  É bem raro um tema ter apenas duas visões bem opostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário