quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Whatsapp tá querendo me cobrar!

No dia 3 de Setembro eu recebi a seguinte mensagem (no Whatsapp, claro):

"Recebi essa mensagem e estou repassando... Entre Sexta e Sábado que vem Whatsapp começa a ser cobrado a não ser que vc use com frequencia. Se tiver pelo menos 10 contatos encaminhe esta mensagem e a logo vai ficar vermelha indicando uso frequente."

Depois, checando as redes sociais, vi que várias pessoas estavam repassando mensagens semelhantes. Era óbvio que se tratava de um hoax e a checagem foi das mais simples: entrar no site do Whatsapp e ler o faq que tratava especificamente disso.

Resumindo o que você vai encontrar lá:

  • Se você usa o Whatasapp no iPhone, você já pagou US$0,99 para baixar o aplicativo e, por tanto, nunca mais será cobrado por nada.
  • Se você usa o Whatsapp no Android/Blackberry/Symbian/Windows Phone, você baixou o aplicativo de graça e vai usá-lo de graça por 1 ano. Depois disso, você tem que renovar a assinatura do serviço, pagando US$0,99 por mais 1 ano.
Em celulares com android, você pode facilmente checar a data de validade da sua assinatura (não tenho acesso a outros tipos de celulares. Se alguém tiver e quiser mandar as instruções, eu as posto aqui):

  1. Abra o menu do applicativo e clique em Configurações
  2. Clique agora em Informações da conta
  3. E agora em Informações de pagamento
Você vai ver uma tela parecida com essa:


A validade dessa conta grátis (a minha) é até 7 de Abril de 2013. Quando vencer, é só clicar em "Compra online" e pagar por mais 1 ano de uso.

Update: Um amigo me mandou um link do próprio blog do Whatsapp (em Inglês) falando sobre esse hoax

Update 2: De acordo com o Cult of Mac, O whatsapp vai passar a cobrar US$0,99 por ano para os donos de iPhone também. Mas apenas para usuários novos, ou seja, se você já tem whatsapp no seu iPhone, você não vai ser cobrado anualmente por ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário